A Extensão, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), articulada com o ensino e a pesquisa, é compreendida como a mola propulsora de ações que visam aproximar a Instituição das demandas da sociedade.
As ações de extensão, no contexto de sua práxis, têm como um dos objetivos formar profissionais aptos a exercerem a sua cidadania, a humanizarem o mundo do trabalho e a promoverem o desenvolvimento social e econômico do país.
Para a Extensão, como ato de “extender” a quem necessita e expandir para fora dos limites institucionais, a divulgação das práticas extensionistas realizadas assume fundamental importância.
O simples ato de socializar os saberes, os fazeres e seus resultados, sem sombra de dúvidas, altera o estado de espírito do leitor que, ao se apropriar de ideias e situações, passa a modificar sua realidade.
Nesse sentido, a Revista VIVER IFRS tem como principal propósito a divulgação das ações de Extensão desenvolvidas no âmbito do IFRS e nas comunidades de sua abrangência. A composição da revista, portanto, está pautada no espírito colaborativo, pois os autores dos relatos representarão servidores e estudantes que são os responsáveis por planejar, desenvolver e acompanhar as ações junto à sociedade.
As diversas atividades realizadas, entretanto, são os maiores motivadores desta iniciativa, que visa, acima de tudo, valorizar os brilhantes trabalhos que hoje são desenvolvidos entre o IFRS e a sociedade.
Dessa forma, a disseminação de conhecimentos e experiências é de suma importância para a formação da cultura extensionista, que proporciona, ao longo do tempo, a consolidação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul enquanto agente de transformação social, bem como provoca seus profissionais e estudantes para o exercício da cidadania.
Viviane Silva Ramos
Pró-reitora de Extensão do IFRS
E-mail: | Telefone: (54) 3449-3300 | Ramal:
Telefone: (54) 3449-3300